A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) notificou, hoje (21), a Gol
Linhas Aéreas para que assegure o adequado atendimento aos clientes que
adquiriram passagens da Webjet. A Gol comprou a Webjet e, em novembro,
decidiu fechar a empresa. Pouco tempo depois, agência recebeu notícias
relatando supostas irregularidades na cobrança de taxas ou diferenças
tarifárias para remarcar bilhetes da companhia extinta.
Se comprovada a cobrança irregular, a Gol poderá ser multada no valor
de R$ 4 mil a R$ 10 mil por passageiro. Além da multa, a companhia terá
que devolver o valor cobrado irregularmente. A Anac orienta os
passageiros que se sentirem prejudicados a procurar a Webjet ou a Gol e
encaminhar a reclamação à Anac para atuação administrativa contra a
empresa. A queixa pode ser levada também aos órgãos de defesa do
consumidor ou ao Judiciário para requerer reparações.
A nota da Anac informa sobre outros direitos dos passageiros: “todos os
passageiros que adquiriram bilhetes da Webjet têm direito à
reacomodação gratuita em outros voos, dentro das opções existentes e
disponíveis. O passageiro também poderá optar pelo cancelamento da
compra da passagem, caso em que a Gol Linhas Aéreas terá que devolver
integralmente o valor pago, nas mesmas condições em que o bilhete foi
adquirido. Também é proibida a cobrança de diferenças tarifárias para
esses clientes da Webjet que tiveram seus voos cancelados e que precisam
ser remarcados”.
O telefone da Anac é 0800 725 4445 e funciona 24 horas com atendimento em português, inglês e espanhol.
Fonte: Agência Brasil
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