quarta-feira, 27 de julho de 2016

Aeroporto de Aracaju está preparado para receber as delegações estrangeiras que vão disputar as Olimpíadas


Seleções estrangeiras participantes das Olimpíadas 2016 já começaram a desembarcar no Aeroporto de Aracaju/Santa Maria (SE). São atletas das equipes de natação da Polônia, Islândia, República Tcheca, Ucrânia, de Belarus (Bielorússia) e do Cazaquistão; de ginástica rítmica, artística (masculina e feminina) e de futebol do Japão que escolheram a capital sergipana para a fase de aclimatação e treinamento preparatório para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Nesta semana, está prevista a chegada da equipe de natação da Áustria. A equipe brasileira de ginástica rítmica também está na cidade, que abriga sua base de treinamento.

Algumas delegações, como a equipe de futebol do Japão e de natação do Cazaquistão, tiveram uma recepção diferenciada. A administração do aeroporto, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado,  distribuíram água de coco para os atletas. Os japoneses ainda foram recepcionados por um grupo de crianças vestidas com trajes típicos de festas juninas.

O terminal sergipano, localizado na zona sul da capital e distante 12 km do centro, é o único aeródromo público que recebe voos regulares no estado. Os integrantes das seleções, ao desembarcarem no terminal, contam com uma série de serviços. Para quaisquer informações turísticas, há um balcão de atendimento no saguão de desembarque, resultado de uma parceria com o governo estadual.

O aeroporto, que funciona 24 horas, tem sete estabelecimentos de alimentação distribuídos entre praça de alimentação, saguão, salas de embarque e na área externa do terminal de passageiros. Além dessas opções para refeições e lanches, o passageiro encontra serviços como uma revistaria, quatro lojas de souveniers, seis caixas eletrônicos, um posto dos Correios, cinco locadoras de carro, uma lan house, além de outras facilidades. Há uma cooperativa de táxi cadastrada, além de três linhas de ônibus (Aeroporto/Zona Sul; 17 de março/D.I.A e Porto Sul/Bairro Industrial) que ligam o terminal a toda capital.  Nas duas salas de embarque, há 24 tomadas em totens. Já em área pública, no saguão do terminal de passageiros, quem quiser, por exemplo, recarregar o celular, encontra dois totens, que somam 16 tomadas.

LIGAÇÃO
O Aeroporto de Aracaju conta com 15 voos diários autorizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Além disso, o terminal de passageiros pode receber 2,6 milhões de embarques e desembarques por ano. Em 2015, a movimentação registrada foi de 1,2 milhão de passageiros.

Atualmente, quatro companhias aéreas operam voos em Aracaju – Latam, Gol, Avianca e Azul -, que ligam o terminal a sete destinos nacionais: Rio de Janeiro (RJ); Brasília (DF); São Paulo (SP); Campinas (SP); Recife (PE); Salvador (BA) e Maceió (AL).

ACESSIBILIDADE
O aeroporto sergipano tem executado ações para aperfeiçoar o atendimento aos passageiros, especialmente aqueles com deficiência ou mobilidade reduzida. Cerca de 60 empregados do terminal foram treinados no Curso de Atendimento à Pessoa com Necessidade de Assistência Especial (PNAE).  A capacitação tem por objetivo assegurar que todos os profissionais que lidam com o público estejam certificados em como entender suas necessidades, dando um atendimento adequado às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no âmbito do aeroporto. Com aulas teóricas e práticas, o curso abordou assuntos como acessibilidade, direitos humanos, técnicas de atendimento e facilidades do aeroporto.

Assessoria de Imprensa – Infraero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.