Na manhã de ontem, segunda-feira (18), aeroportos brasileiros registraram longas filas após a entrada em vigor dos novos procedimentos mais rigorosos de fiscalização de passageiros e bagagens. A mudança, que vale para voos nacionais e internacionais em todos os aeroportos brasileiros, foi tomada para aumentar a segurança dos viajantes e não tem prazo para acabar.
Em São Paulo, mesmo seguindo a recomendação das empresas, alguns passageiros perderam o voo no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul.
Da 0h às 17h desta segunda-feira, balanço da Infraero mostrava que, do total de 1113 voos domésticos programados no país, 40 sofreram atrasos (3,6%) e 20 foram cancelados (1,8%). Dos 10 voos internacionais, 1 atrasou.
No Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, dos 182 voos programados, 14 atrasaram (7,7%) e 1 foi cancelado.
Anac pede que passageiro chegue ao embarque 2h antes.
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou "o incômodo observado em alguns terminais" e pediu a compreensão dos passageiros "tendo em vista que a adoção desses procedimentos tem como único objetivo zelar pela segurança".
A agência também recomenda que os passageiros cheguem ao embarque com duas horas de antecedência. Até então, as companhias aéreas pediam que os passageiros se apresentassem para o check-in com uma antecedência de pelo menos 1h30 antes do horário de partida do voo.
Antes das novas regras começarem a valer, a Anac havia informado que seriam tomadas medidas para evitar possíveis filas, mas, na ocasião, não detalhou os procedimentos previstos.
Para agilizar a revista, a Anac sugere que os passageiros com notebooks retirarem antecipadamente esses equipamentos da bagagem de mão, assim como cintos, relógios e objetos metálicos antes da passagem pelo raio X.
Sergipe
Segundo o superintendente da Infraero em Sergipe, Luiz Alberto Bittencourt, as novas regras não causaram impacto no movimento do aeroporto Santa Maria, em Aracaju. Os procedimentos de segurança estão sendo realizados normalmente.
Confira os procedimentos que devem ser intensificados, segundo a Anac:
- Revista física
Todos os passageiros estão sujeitos a passar por uma revista física, feita por um agente do mesmo sexo. Isso pode ser feito de forma aleatória, ou seja, mesmo que não tenha sido disparado o alarme do equipamento de raios X. De acordo com a Anac, a revista poderá ocorrer em local público ou reservado, a critério do passageiro e dos agentes, e com presença de testemunha.
Crianças também podem ser submetidas à revista física, segundo a Anac. A idade mínima, no entanto, não foi informada por "questões de segurança", segundo o órgão.
Se o passageiro se negar a passar por revista física, caso seja solicitado, ele não poderá acessar a área de embarque do aeroporto.
- Notebook
Os passageiros terão que tirar computadores portáteis e outros dispositivos eletrônicos de dentro das malas e mochilas. Antes, segundo a Anac, a medida só era obrigatória para os voos internacionais.
De acordo com a agência reguladora, a presença do notebook dificulta a visualização dos demais itens no interior da bagagem durante a inspeção pelo equipamento de raios X.
- Abertura de bagagem
Os passageiros também podem ter de abrir as bagagens de mão para que os agentes façam a inspeção dos objetos. Isso pode ser solicitado no momento da passagem pelo equipamento de raios X.
Se o passageiro se recusar a abrir a bagagem de mão, ele ficará proibido de entrar na área de embarque do aeroporto.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.