sexta-feira, 15 de maio de 2015

A partir de setembro, Aracaju terá novo voo direto para São Paulo


Recuperar voos perdidos, aumentar a oferta e diminuir o valor médio dos valores das passagens aéreas foram assuntos tratados durante reuniões realizadas nesta terça-feira, 12, e quarta-feira, 13, nas sedes das empresas TAM, GOL e Avianca, todas na cidade de São Paulo, entre o secretário do Turismo e do Esporte, Adilson de Carvalho Júnior e diretores das três aéreas.

Na sede da Avianca (OceanAir), em São Paulo, foi anunciado pelo vice-presidente da companhia aérea, Tarcísio Gargioni, que Aracaju terá novo voo direto para São Paulo, a partir de setembro deste ano. As aeronaves utilizadas serão Airbus A 318 e A320.

Também atendendo solicitação do secretário Adilson Júnior e da bancada de Sergipe no Congresso Nacional, Tarcísio Gargioni garantiu que a partir de junho próximo as aeronaves Fokker 100 e Airbus 318, que fazem atualmente a rota Aracaju/Brasília/Aracaju, serão substituídas por Airbus A320, com capacidade para até 180 passageiros, sem aumento no valor das tarifas.

A série de boas notícias foi completada com o anúncio que a Avianca pretende definir em até 30 dias a criação de dois novos voos diretos, de Aracaju/Rio de Janeiro e Aracaju/Salvador, com equipamentos A320.

Taxas menores
Na TAM, o secretário Adilson Júnior, acompanhado do diretor de turismo da Setesp, Luciano Leal e do coordenador da Câmara de Turismo da Fecomércio/SE, Ailton Júnior, foi recebido por Basílio Dias e Tatiane Novaes, respectivamente, diretor e gerente de assuntos regulatórios da TAM. Na pauta do encontro também foi discutida a realização de campanhas de amplo espectro de divulgação e promoção em parceria com a TAM Viagens.
O diretor da TAM, Basílio Dias, mostrou-se receptivo ao pleito de Sergipe e disse que no prazo de 30 dias haverá soluções para os problemas apresentados, com destaque à adequação tarifária, de modo a contribuir para a competitividade do destino.

Na sede da Gol, em Congonhas, a reunião foi com Fábio Mader, diretor comercial, e Cláudio Neves, diretor de planejamento da aérea, que garantiram ao secretário Adilson Júnior a manutenção da frequência entre Aracaju/Salvador/Aracaju, que estava sob ameaça de cancelamento.


Nas reuniões realizadas, tanto na TAM quanto na Gol,  outro assunto em destaque foi a questão de redução da alíquota incidente sobre o QVA (querosene de aviação), que já vem sendo aplicada em outros estados da região, como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Maranhão, com variações entre 12% e 9%. No caso de Sergipe, os representantes das aéreas consideraram a redução como fundamental, de modo a trazer competitividade ao estado e consequente aumento de voos, o que depende das contrapartidas a serem oferecidas.

Para o secretário Adilson Júnior, esse comportamento salutar das empresas aéreas demonstra o acerto de adoção de políticas que contribuam para a consolidação do destino turístico e, também, de negócios. “Recuperar voos, aumentar a oferta e diminuir o valor médios dos tíquetes são ações necessárias e imediatas para Sergipe. O que me deixou otimista foi ver o interesse real das aéreas em participar e contribuir efetivamente para esse processo de retomada e adequação da malha aérea”, disse ele.

O coordenador da Câmara de Turismo da Fecomércio/SE, Ailton Júnior, também mostrou otimismo com a melhoria da malha aérea e disse que o equacionamento das tarifas, a partir de Aracaju, quando comparadas com trecho Salvador/São Paulo, de três a quatro vezes menores, por exemplo, é primordial. “É preciso tornar as tarifas competitivas e trazer mais voos para Aracaju”, afirmou.

A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe, Daniela Mesquita, comemora os resultados dos encontros e diz que é um marco para o turismo de Sergipe, principalmente no tocante a malha aérea e aos preços das passagens para Aracaju. “A hotelaria é a primeira a sentir os efeitos desses custos de passagens aéreas. É preciso reverter e tornar o destino atrativo com preços e opções de voos tanto para o turista de lazer quanto para quem vem a negócios”. Acrescentou, ainda, que a ação da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte “é um pleito antigo da hotelaria e que as negociações podem mudar  a situação e fazer o destino mais competitivo”.


Fonte: ASN

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