terça-feira, 12 de maio de 2015

NASA testa protótipo de avião com dez motores elétricos


A NASA (sigla em inglês para Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço) realizou os primeiros testes de voo livre do protótipo Grease Lightning (GL-10), nos Estados Unidos. Trata-se de um avião do tipo VTOL (Vertical Takeoff and Landing, aterragem e pouso verticais), que conta com dez motores elétricos. A intenção é desenvolver um veículo não tripulado que possa decolar como um helicóptero, mas que seja eficiente como um avião.

Para a decolagem e pouso, as asas e a cauda apontam para cima e todas as hélices fazem com que o avião suba como um helicóptero. Depois, as asas e a cauda voltam ao modo horizontal para realizar um voo típico de um avião, com a diferença de que as duas hélices traseiras aumentam a manobrabilidade do veículo.

A NASA anunciou que já está trabalhando em uma versão ainda menor a bateria. O original, a diesel e elétrico, tem 6,1 metros de envergadura de asas, enquanto a versão a bateria tem a metade do tamanho e pesa 28,1 quilos. Toda a fuselagem do protótipo foi construída por impressão 3D.

Veja o protótipo em ação: http://migre.me/pPbzB


Fonte: Transporta Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.