quarta-feira, 20 de maio de 2015

Equipe brasileira está na final de desafio de inovação da Airbus



Uma equipe de estudantes da Universidade de São Paulo (USP) está na final do desafio de inovação da Airbus “Fly Your Ideas”. A competição, realizada pela fabricante europeia de aeronaves, premia, a cada dois anos, ideias inovadoras com €30.000.

A equipe Retrolley e outros quatro times agora têm a oportunidade de viajar para Hamburgo, na Alemanha, e apresentar o projeto à Airbus e especialistas da indústria, no dia 27 de maio. O vice-campeão será premiado com €15.000.

Uma pele sobre a asa que absorve as vibrações naturais para fornecer energia aos sistemas de voo, drones que desviam pássaros para lugares seguros, chamados “porto de pássaros”, e um sistema infravermelho inspirado em consoles de videogame que detecta obstáculos potenciais, enquanto o avião se movimenta na pista do aeroporto. Essas e outras ideias estão entre as apresentadas pelos cinco finalistas do concurso Fly Your Ideas, da Airbus, em que estudantes universitários concorrem ao prêmio de €30.000.

As propostas inéditas foram escolhidas entre as mais de 500 inscritas no desafio estudantil global da Airbus, promovido a cada dois anos. A empresa criou o Fly Your Ideas, em parceria com a UNESCO, com o objetivo de inspirar a próxima geração de inovadores e oferecer-lhes a oportunidade de experimentar o incrível ambiente da indústria de aviação.

Nesta edição, a diversidade é o motivador central para a inovação e para o desempenho dos estudantes, visto que os finalistas deste ano representam a participação mais diversificada na história da competição: oito nacionalidades de nove universidades. Além da grande variedade de cursos e especialidades, a edição atual recebeu uma porcentagem maior de estudantes do sexo feminino.

Respondendo questões fundamentais da aviação, as ideias foram relacionadas a um dos seis desafios propostos pela Airbus, com o intuito de desenvolver soluções sustentáveis no futuro, quando pessoas, o crescimento e a eficiência serão focos de uma indústria da aviação.

As cinco equipes finalistas – que representam Brasil, China, Japão, Holanda e Reino Unido –viajarão para Hamburgo, na Alemanha, onde apresentarão seus projetos para a Airbus e seus especialistas, no dia 27 de maio. O segundo colocado será premiado com €15.000.


 
Conheça os competidores:

Carrinhos de lixo mais rápidos – Equipe RETROLLEY, Universidade de São Paulo, Brasil
A RETROLLEY abordou a questão da redução da produção de lixo durante o voo e propõe diminuir o tempo levado para a coleta e separação dos materiais após o voo, otimizando o tempo de operação das companhias aéreas, especialmente em voos de curta duração. O carrinho, criado sob medida pela equipe, pode separar de forma inteligente o lixo e reciclá-lo, minimizando o volume de metal, papel e plástico, e coletando fluídos residuais. Com isso, o peso do equipamento da cozinha pode ser reduzido em até 30 kg, diminuindo o consumo de combustível e oferecendo mais espaço para lanches e bebidas nos voos.

‘Boas vibrações': pele que pode absorver energia – Equipe ‘MULTIFUN’, Universidade de Tecnologia Delft, Holanda

A MULTIFUN tem tudo a ver com boas vibrações. A equipe propõe asas de avião revestidas com uma pele composta que absorve a energia das vibrações naturais ou flexões nas asas. As fibras piezelétricas reúnem cargas elétricas, até mesmo a partir dos menores movimentos durante o voo, guardando a energia gerada em painéis de bateria integrados à fuselagem e utilizando-a para carregar sistemas de voo auxiliares, como sistemas de iluminação e entretenimento. Isso diminui a emissão de carbono dos aviões durante o voo e pode até suprir toda a fonte de energia para as operações em solo.

‘Porto de pássaros’ guiado por drones – Equipe ‘BIRDPORT’, Universidade de Tóquio, Japão

A BIRDPORT propôs usar um grupo de drones ou UAVs (unmanned aerial vehicles – veículos aéreos não tripulados) para afastar pássaros dos aeroportos e guiá-los a um habitat confortável mais próximo. Os drones usam táticas de separação, alinhamento e coesão para manipular aves e dirigi-las ao “porto de pássaros”, onde cantos de aves e outros chamarizes são usados para criar um ambiente natural e seguro para os animais. A ideia foi criada para reduzir consideravelmente o choque de pássaros com aviões e aumentar a segurança das operações.

Sistema de orientação infravermelho inspirado em console de videogame – Equipe AFT-BURNER-REVERSER, Universidade Politécnica do Noroeste, China

A AFT-BURNER-REVERSER aplicou a tecnologia de detecção de movimento de um console de videogames ao sistema de orientação das aeronaves para uso durante o taxiamento (movimentação da aeronave na pista do aeroporto). O sistema usa informação infravermelha e visual para avisar o piloto e a equipe em terra de obstáculos de alto risco. O objetivo do projeto é reduzir o tempo de permanência em terra de aviões e o custo de possíveis danos, economizando milhões ao ano para as empresas.

Operações de solo sem-fio e mais verdes – Equipe BOLLEBOOS, City University Londres, Reino Unido

A BOLLEBOOS apresentou seu inédito sistema WEGO, que recebe energia durante as manobras de taxiamento. Seções do transmissor no solo, localizados bem abaixo do avião na pista do aeroporto, transferem energia elétrica indutivamente para um receptor localizado entre as rodas do trem de pouso dianteiro da aeronave. A solução fornece uma fonte sustentável de energia para às operações de solo, reduzindo pela metade as emissões de carbono.

A equipe vencedora será anunciada na cerimônia em Hamburgo, no dia 27 de maio.


Fonte: Transporta Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.