A FAB iniciou uma nova fase do Projeto I-X, um dos programas
estratégicos mais importantes em andamento na força aérea, que prevê o
desenvolvimento de novas aeronaves de inspeção em voo.
A fase atual é considerada uma das mais sensíveis e importantes, a
integração do sistema que transformará o avião num laboratório
embarcado. O primeiro avião entrou hoje (8) na em fase de integração,
será entregue em maio de 2016, com as entregas se estendendo até
novembro de 2017.
O Projeto I-X foi criado para ampliar as capacidades da Aeronáutica
no desenvolvimento dos desenvolvimento dos auxílios à navegação aérea e
prevê a aquisição de seis aeronaves Legacy 500 transformados em
laboratório. Os novos aviões vão substituir a atual frota do GEIV (Grupo
Especial de Inspeção em Voo) composta pelos Embraer IC-95 Bandeirante e
Hawker HS-800.
“Essa é a primeira vez que será feita a integração de um sistema de
inspeção nesse tipo de aeronave, não só no Brasil, mas no mundo” comenta
o Major Luís Fernando Câmara Ferro “São equipamentos de última geração
que, aliados às características do Legacy 500, vão trazer segurança e
conforto à tripulação, além de confiabilidade e precisão aos dados
coletados”.
Foram instaladas mais 14 antenas na parte externa do avião, além das
existentes. Será incorporada, além disso, uma câmera a laser que vai
permitir à aeronave maior autonomia e independência em relação às
equipes de solo. Além disso, por ora, a frota do GEIV será a única do
mundo a contar com um avião de última geração, equipado com a tecnologia
fly by wire e EFB (Electronic Flight Bag), a ser utilizado para
inspeção em voo.
O Comandante do GEIV, Tenente-Coronel Marcelo de Lima Pinheiro,
explica que, com o avanço tecnológico, os sistemas de navegação aérea
sofreram alterações e, para serem testados, necessitam de alguns
equipamentos mais precisos a bordo das aeronaves. Para fazer
determinadas inspeções, hoje, o Grupo tem usado aviões pertencentes às
companhias aéreas. Com a chegada das novas aeronaves, essa carência será
suprida.
“Outro aspecto importante que os Legacy 500 vão trazer para o GEIV é a
otimização da inspeção, como a possibilidade de testar mais de um
auxílio sem a necessidade de pouso, até mesmo em localidades diferentes”
explica o Tenente-Coronel Pinheiro. “Com a frota que temos hoje, nós
não conseguimos, por exemplo, decolar com o tanque de combustível cheio
aqui do Aeroporto Santos Dumont, pois nossas aeronaves precisam de muita
pista. Para ir a Manaus, primeiro preciso parar em Santa Cruz para
abastecer”.
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