A FAB iniciou uma nova fase do Projeto I-X, um dos programas 
estratégicos mais importantes em andamento na força aérea, que prevê o 
desenvolvimento de novas aeronaves de inspeção em voo.
 A fase atual é considerada uma das mais sensíveis e importantes, a 
integração do sistema que transformará o avião num laboratório 
embarcado. O primeiro avião entrou hoje (8) na em fase de integração, 
será entregue em maio de 2016, com as entregas se estendendo até 
novembro de 2017.
A fase atual é considerada uma das mais sensíveis e importantes, a 
integração do sistema que transformará o avião num laboratório 
embarcado. O primeiro avião entrou hoje (8) na em fase de integração, 
será entregue em maio de 2016, com as entregas se estendendo até 
novembro de 2017.
O Projeto I-X foi criado para ampliar as capacidades da Aeronáutica 
no desenvolvimento dos desenvolvimento dos auxílios à navegação aérea e 
prevê a aquisição de seis aeronaves Legacy 500 transformados em 
laboratório. Os novos aviões vão substituir a atual frota do GEIV (Grupo
 Especial de Inspeção em Voo) composta pelos Embraer IC-95 Bandeirante e
 Hawker HS-800.
“Essa é a primeira vez que será feita a integração de um sistema de 
inspeção nesse tipo de aeronave, não só no Brasil, mas no mundo” comenta
 o Major Luís Fernando Câmara Ferro “São equipamentos de última geração 
que, aliados às características do Legacy 500, vão trazer segurança e 
conforto à tripulação, além de confiabilidade e precisão aos dados 
coletados”.
Foram instaladas mais 14 antenas na parte externa do avião, além das 
existentes. Será incorporada, além disso, uma câmera a laser que vai 
permitir à aeronave maior autonomia e independência em relação às 
equipes de solo. Além disso, por ora, a frota do GEIV será a única do 
mundo a contar com um avião de última geração, equipado com a tecnologia
 fly by wire e EFB (Electronic Flight Bag), a ser utilizado para 
inspeção em voo.
O Comandante do GEIV, Tenente-Coronel Marcelo de Lima Pinheiro, 
explica que, com o avanço tecnológico, os sistemas de navegação aérea 
sofreram alterações e, para serem testados, necessitam de alguns 
equipamentos mais precisos a bordo das aeronaves. Para fazer 
determinadas inspeções, hoje, o Grupo tem usado aviões pertencentes às 
companhias aéreas. Com a chegada das novas aeronaves, essa carência será
 suprida.
“Outro aspecto importante que os Legacy 500 vão trazer para o GEIV é a
 otimização da inspeção, como a possibilidade de testar mais de um 
auxílio sem a necessidade de pouso, até mesmo em localidades diferentes”
 explica o Tenente-Coronel Pinheiro. “Com a frota que temos hoje, nós 
não conseguimos, por exemplo, decolar com o tanque de combustível cheio 
aqui do Aeroporto Santos Dumont, pois nossas aeronaves precisam de muita
 pista. Para ir a Manaus, primeiro preciso parar em Santa Cruz para 
abastecer”.
 
 
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