sexta-feira, 7 de março de 2014

Aéreas estão à espera das obras


As companhias aéreas estão em compasso de espera para que o Governo inicie as obras do programa de aviação regional, lançado em dezembro de 2012, mas que ainda não saiu do papel. No Ceará, o plano contempla nove cidades - com construções e ampliações.

A Azul tem 11 rotas definidas, com avião e tripulação disponíveis aguardando obras nos aeroportos contemplados pelo plano. “Estamos segurando alguns aviões que eram da Trip. Se o plano não sair nos próximos meses, vamos ter que devolvê-los”, diz David Neeleman, presidente da Azul. Entre os destinos que a Azul gostaria de ver priorizados no plano regional, estão Santos (que ganharia voo para o Rio) e a pernambucana Caruaru (para Salvador).

A Avianca já tem opções de encomendas de 30 turboélices, mas aguarda o plano sair do papel para confirmar os pedidos. “Queremos entender exatamente como será o programa e ter um cronograma das obras para nos planejarmos e comprar os aviões”, afirmou José Efromovich, presidente da Avianca Brasil. “Dependo disso para definir o tamanho e a velocidade do meu projeto.”

A TAM também já anunciou interesse em adquirir aviões da Embraer para operar em rotas regionais, mas espera definições do governo. O plano de desenvolvimento da aviação regional prevê investimentos de R$ 7,3 bilhões na reforma, na ampliação e na construção de 270 aeroportos --além de custos de R$ 1 bilhão em subsídios anuais para viabilizar voos.

A ideia do Governo é de um subsídio equivalente a 50% das passagens. As empresas dizem que gostariam de ver priorizados os investimentos.


Por Francisco Faria (com informações da Folhapress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.