sábado, 25 de março de 2017

Aeroporto do Recife pratica gestão sustentável de água


Na quarta-feira (22/3), foi celebrado o Dia Mundial da Água, destacando a relevância da conservação e uso responsável dos recursos hídricos no planeta. Neste contexto, o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre (PE) é um exemplo dentro da Rede Infraero sobre a gestão responsável e sustentável de recursos hídricos.

Entre as práticas de gestão hídrica adotadas no terminal recifense, buscando o uso sustentável e a economia de recursos, estão o reuso da água e a utilização de sistemas que contribuem para a redução de consumo. Um exemplo é o sistema de descarga a vácuo presente nos banheiros do aeroporto, cujo maior diferencial é a economia de água. Enquanto um acionamento comum utiliza 10 litros de água, o presente consome o equivalente a 1,2 litros por fluxo, resultando numa economia de até 88% por mês. O sistema a vácuo atua ainda na diminuição de utilização das bombas de recalque de água e da elevatória de esgotos, reduzindo também o volume processado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Outra iniciativa aplicada no sistema sanitário do aeroporto pernambucano é o reaproveitamento da água de condensação dos equipamentos de climatização. A água gerada pelos ares condicionados é reutilizada no acionamento das descargas, contribuindo para uma utilização mais racional dos recursos hídricos.

Outra ação de reaproveitamento de água envolve os Caminhões de Combate a Incêndio (CCI) da Seção Contra Incêndio (SCI) do Guararapes, com o reuso da água utilizada nos testes diários. Isso é possível graças à construção de um reservatório inferior da SCI, que conta com um ponto de captação de água.

Além disso, as torneiras utilizadas nos lavatórios do Aeroporto do Recife contam com acionamento automático temporizado, liberando a quantidade necessária para cada acionamento dos equipamentos. A medida gera uma economia de até 70% de água das torneiras.

De acordo com a coordenadora de Meio Ambiente do terminal, Priscila da Silva Souza, iniciativas de reuso e utilização consciente da água são necessárias, tendo em vista que é um recurso escasso em diversos lugares do mundo. “Como grande consumidor, a eficiência do consumo hídrico do aeroporto traz sustentabilidade às operações e benefícios à sociedade”, pontuou a coordenadora.

Por sua vez, o superintendente do Aeroporto do Recife, Carlos Antônio da Silva, destacou que evitar o desperdício e distribuir melhor o recurso hídrico são os resultados de um grande trabalho de conscientização. “Esse é o maior desafio da sociedade para a conservação da água potável do mundo. A distribuição de forma correta, a economia e as ações de reutilização estão entre nossas prioridades, deve ser meta de cada indivíduo e uma conquista de todos nós”, destacou.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Infraero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.