O Grupo LATAM Airlines S.A. (NYSE:
LFL; IPSA: LAN; BOVESPA: LATM11), holding de companhias aéreas líderes
na América Latina, anunciou seus resultados financeiros consolidados do
terceiro trimestre de 2013 ou 3T13 (terminado em 30 de setembro de
2013). Todos os números são apresentados de acordo com as Normas
Internacionais de Contabilidade (International Financial Reporting
Standards - IFRS) e em dólares norte-americanos. Os principais destaques
são:
As
receitas totais chegaram a US$ 3,360 bilhões (+0,6%), dos quais US$
2,833 bilhões (+0,8%) foram receitas com passageiros, US$ 436,3 milhões
com carga e US$ 90,7 milhões (+13,8%) de “outras receitas”, parcialmente
compensadas com a redução de 2,6% nas receitas com carga.
O
lucro operacional foi de US$ 255,5 milhões, aumento de 142,4% em
relação ao lucro operacional de US$ 105,4 milhões registrados no 3T12. A
margem operacional foi de 7,6%, um aumento de 4,4 pontos percentuais
(p.p.) em relação ao 3T12.
No
3º trimestre de 2013, as receitas de passageiros e de carga
representaram, respectivamente, 84,3% e 13,0% das receitas totais da
LATAM no período.
O
lucro líquido do período foi de US$ 52,093 milhões (margem de 1,6%), em
comparação com um prejuízo líquido de US$ 49,185 milhões no 3T12.
De
janeiro a setembro a LATAM acumula receitas totais de US$ 9,868 bilhões
(+1,2%), lucro operacional de US$ 409,046 milhões (+ 13.095,0%) e um
prejuízo líquido de US$ 234,992 milhões (-48,2%).
O
tráfego total de passageiros (RPK’s) cresceu 1,1% no trimestre, para
uma elevação de 0,3% na capacidade (ASK’s), gerando um aumento de 0,6
p.p. na taxa média de ocupação, para 72,8%.
As
operações domésticas da companhia nos países de língua espanhola
registraram um forte aumento de 10,4% na demanda de passageiros (RPK’s),
mas a oferta (ASK’s) teve uma elevação de 12,8%. Em decorrência, a taxa
de ocupação caiu 1,7 p.p., para 78,1%.
No
mercado doméstico de passageiros no Brasil, houve queda de 1,7% no
tráfego (RPK’s) e de 6,0% na capacidade (ASK’s). Assim, a ocupação
aumentou 3,6 p.p., para 81,6%.
O
relatório da LATAM menciona que suas operações internacionais começaram
a melhorar no 3T13, devido à racionalização da oferta, principalmente
de voos do Rio de Janeiro à Europa e da consolidação do Aeroporto de
Guarulhos como principal hub de tráfego regional e de longa distância da
América do Sul. O tráfego de passageiros aumentou 2,0%, enquanto a
capacidade teve incremento de 1,6%, o que elevou a taxa média de
ocupação dos voos internacionais da TAM e da LAN para 84,2% (+0,4 p.p.).
No
3T13 a LATAM transportou 17,287 milhões de passageiros (+2,5%). No
acumulado dos três primeiros trimestres, transportou 49,479 milhões de
passageiros (+4,2%).
No
3T13 a LATAM recebeu 8 Airbus A320, dois Boeing 777-300 e um Boeing 787
Dreamliner. A companhia devolveu dois Bombardier Dash 8-200, um
Bombardier Dash 8-Q400, dois Boeing 767-300 e um Airbus A320-200, além
de vender dois Airbus A318.
Em 30 de setembro de 2013, a LATAM tinha 52,727 empregados (-0,7%).
A
LATAM mantém sua perspectiva de aumentar a capacidade pró-forma de
passageiros (ASK’s) entre 0% e 2% em 2013. Para o setor internacional, a
projeção de aumento de oferta é entre 2% e 4%. Para o setor doméstico
de passageiros no Brasil, a oferta projetada para 2013 é de uma redução
entre 7% e 9%. Para o setor doméstico nos países de língua espanhola, a
companhia projeta um aumento entre 12% e 14% na capacidade. Para as
operações de carga (ATK), o crescimento projetado para 2013 é entre 0% e
2%. A companhia estima que a margem operacional deste ano seja de
aproximadamente 5%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.