quinta-feira, 21 de novembro de 2013

OGrupo LATAM Airlines anunciou US$ 52 milhões de lucro líquido no 3T13.


Grupo LATAM Airlines S.A. (NYSE: LFL; IPSA: LAN; BOVESPA: LATM11), holding de companhias aéreas líderes na América Latina, anunciou seus resultados financeiros consolidados do terceiro trimestre de 2013 ou 3T13 (terminado em 30 de setembro de 2013). Todos os números são apresentados de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade (International Financial Reporting Standards - IFRS) e em dólares norte-americanos. Os principais destaques são:

As receitas totais chegaram a US$ 3,360 bilhões (+0,6%), dos quais US$ 2,833 bilhões (+0,8%) foram receitas com passageiros, US$ 436,3 milhões com carga e US$ 90,7 milhões (+13,8%) de “outras receitas”, parcialmente compensadas com a redução de 2,6% nas receitas com carga. 

O lucro operacional foi de US$ 255,5 milhões, aumento de 142,4% em relação ao lucro operacional de US$ 105,4 milhões registrados no 3T12. A margem operacional foi de 7,6%, um aumento de 4,4 pontos percentuais (p.p.) em relação ao 3T12. 

No 3º trimestre de 2013, as receitas de passageiros e de carga representaram, respectivamente, 84,3% e 13,0% das receitas totais da LATAM no período.

O lucro líquido do período foi de US$ 52,093 milhões (margem de 1,6%), em comparação com um prejuízo líquido de US$ 49,185 milhões no 3T12.

De janeiro a setembro a LATAM acumula receitas totais de US$ 9,868 bilhões (+1,2%), lucro operacional de US$ 409,046 milhões (+ 13.095,0%) e um prejuízo líquido de US$ 234,992 milhões (-48,2%).

O tráfego total de passageiros (RPK’s) cresceu 1,1% no trimestre, para uma elevação de 0,3% na capacidade (ASK’s), gerando um aumento de 0,6 p.p. na taxa média de ocupação, para 72,8%.

 As operações domésticas da companhia nos países de língua espanhola registraram um forte aumento de 10,4% na demanda de passageiros (RPK’s), mas a oferta (ASK’s) teve uma elevação de 12,8%. Em decorrência, a taxa de ocupação caiu 1,7 p.p., para 78,1%.

No mercado doméstico de passageiros no Brasil, houve queda de 1,7% no tráfego (RPK’s) e de 6,0% na capacidade (ASK’s). Assim, a ocupação aumentou 3,6 p.p., para 81,6%.

O relatório da LATAM menciona que suas operações internacionais começaram a melhorar no 3T13, devido à racionalização da oferta, principalmente de voos do Rio de Janeiro à Europa e da consolidação do Aeroporto de Guarulhos como principal hub de tráfego regional e de longa distância da América do Sul. O tráfego de passageiros aumentou 2,0%, enquanto a capacidade teve incremento de 1,6%, o que elevou a taxa média de ocupação dos voos internacionais da TAM e da LAN para 84,2% (+0,4 p.p.).

No 3T13 a LATAM transportou 17,287 milhões de passageiros (+2,5%). No acumulado dos três primeiros trimestres, transportou 49,479 milhões de passageiros (+4,2%).

No 3T13 a LATAM recebeu 8 Airbus A320, dois Boeing 777-300 e um Boeing 787 Dreamliner. A companhia devolveu dois Bombardier Dash 8-200, um Bombardier Dash 8-Q400, dois Boeing 767-300 e um Airbus A320-200, além de vender dois Airbus A318.

Em 30 de setembro de 2013, a LATAM tinha 52,727 empregados (-0,7%).
A LATAM mantém sua perspectiva de aumentar a capacidade pró-forma de passageiros (ASK’s) entre 0% e 2% em 2013. Para o setor internacional, a projeção de aumento de oferta é entre 2% e 4%. Para o setor doméstico de passageiros no Brasil, a oferta projetada para 2013 é de uma redução entre 7% e 9%. Para o setor doméstico nos países de língua espanhola, a companhia projeta um aumento entre 12% e 14% na capacidade. Para as operações de carga (ATK), o crescimento projetado para 2013 é entre 0% e 2%. A companhia estima que a margem operacional deste ano seja de aproximadamente 5%.

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