A TAM Linhas Aéreas foi formalmente autorizada pela Agência Nacional
de Aviação Civil (ANAC) a adotar o sistema de Performance de Navegação
Requerida (RNP-AR, na sigla em inglês) em todas as aproximações para
pouso no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O voo de
homologação operacional foi realizado pela companhia em 21 de dezembro
de 2015.
Atualmente, 14 aeronaves modelo Airbus A-319 da TAM, que são
responsáveis pelas operações domésticas da companhia, contam com a
tecnologia de bordo para aderir ao sistema RNP-AR. Essa metodologia de
navegação com base nos precisos equipamentos da aeronave se tornou
possível no Santos Dumont após a certificação obtida pelo DECEA
(Departamento de Controle do Espaço Aéreo) em 2012, para atender a uma
antiga demanda do aeroporto, cuja operação é historicamente impactada
pelas condições de clima, relevo e posição geográfica.
“Mesmo em condições meteorológicas adversas, nossas aeronaves agora
vão percorrer uma trajetória mais linear e precisa de aproximação no
Santos Dumont, e com melhores opções de visualização da pista. Os
efeitos imediatos serão o ganho de eficiência, diminuição de voos
desviados ou cancelados e a diminuição dos custos operacionais gerados
por esse tipo de contingência”, afirma Harley Meneses, diretor sênior de
Operações e Treinamento da TAM Linhas Aéreas. “A homologação reflete o
nosso esforço e investimento, mas é uma conquista de todos os clientes,
que contarão agora com muito mais regularidade, pontualidade, conforto e
segurança para viajar conosco ao Rio de Janeiro”.
A TAM planeja adotar o RNP-AR em todos os pousos domésticos no Santos
Dumont a partir de Janeiro de 2016. Com a tecnologia, as aproximações
no aeroporto poderão acontecer com “teto” mínimo de 100 metros de
altitude.
Fonte: www.aviacaobrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.