O memorando de cooperação no programa de criação de tal
avião foi assinado pela United Aircraft Corporation (UAC) russa e a
empresa industrial de aviação COMAC (China Commercial Aircraft) chinesa
em maio de 2014. A decisão de criar seu próprio avião de fuselagem
larga, segundo consta das declarações dos líderes chineses, foi tomada
irrevogavelmente, e este projeto está recebendo muita atenção. O
interesse da Rússia nele também é grande.
A Rússia já
hoje é forçada a operar em condições de guerra econômica com os países
ocidentais que impuseram sanções contra a companhia aérea de baixo custo
Dobrolet, empresa filial da aerotransportadora russa Aeroflot. Na
sequência disso, a Dobrolet foi forçada a suspender suas operações
devido ao cancelamento de contratos de locação. Não se pode excluir que
as sanções afetarão também outras companhias aéreas russas. Por isso, os
dirigentes do país estão se propondo a tarefa de aumentar a produção
própria de aeronaves civis.
Embora a China não esteja em
tais relações de confronto com o Ocidente, a observação dos atuais
problemas da Rússia deve levar os chineses à conclusão de que é
importante desenvolver sua própria indústria de aviação civil. Hoje
estão sendo criados estímulos adicionais para o desenvolvimento da
cooperação entre os dois países no domínio da construção de aeronaves.
Nos
próximos dez anos, os nossos países terão programas independentes de
produção de aviões de passageiros regionais (Superjet-100 e ARJ-21) e
aviões de fuselagem estreita de longo curso (o russo MS-21 e o chinês
C-919). O avião de fuselagem larga permitirá avançar para uma estreita
integração das indústrias de aviação civil dos dois países e pela
seguinte concorrência conjunta por novos mercados.
A
cooperação com a Rússia pode ser útil à China porque a UAC tem uma
experiência considerável na criação de aviões de todos os tipos. Além
disso, a Rússia é o maior produtor mundial de titânio, e a empresa russa
VSNPO-AVISMA já tem um contrato de fornecimento de peças de titânio
para o avião chinês C-919. A produção completamente independente do
Ocidente do avião de fuselagem larga vai abrir oportunidades para a
exportação desses aviões para países que estão sob sanções ocidentais
(por exemplo, o Irã). O uso militar da aeronave é também promissor.
Atualmente,
tanto a Rússia como a China estão usando aviões de alerta aéreo
antecipado e outros aviões especiais criados principalmente com base em
aviões de transporte militar. No entanto, em países ocidentais, aviões
de alerta aéreo antecipado, aviões-tanques e aviões de reconhecimento
eletrônico são muitas vezes criados com base não em aviões de transporte
militar, mas em aviões civis.
Aviões de transporte
militar são projetados de forma a proporcionar o carregamento e
descarregamento fácil de cargas, lançamento de pessoas e cargas com
paraquedas, decolagem em pistas curtas. Para os aviões especiais essas
qualidades não são muito importantes.
Aviões civis são
mais econômicos e confortáveis, têm um maior alcance e velocidade e
muitas vezes são convertidos em petroleiros e aviões de reconhecimento.
Assim, a criação de um futuro avião de fuselagem larga tem também uma
importância militar e estratégica. Será útil não só para as economias
russa e chinesa, mas também para as Forças Aéreas dos dois países.
Fonte: http://portuguese.ruvr.ru
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.