Histórias de Aviação
Em 1977 próximo de ser transferido
para Base de Salvador, estava em Aracaju na época na função chefe de manutenção da VARIG, quando iniciou a
operação dos B-727 da CRUZEIRO DO SUL, em virtude das duas companhias terem se
unificado(a VARIG comprou a CRUZEIRO).
As operações na época dos B-727/100
em Aracaju, tinham algumas restrições, principalmente com pista molhada, pois era
uma pista curta, 1700metros, porem havia um morro na final da pista 11 e o toque
durante o pouso tinha que ser muito antes da marca dos 1000 metros, caso
contrario iria ter problemas, principalmente com freios superaquecidos e Rodas.
Como nós ficávamos no Pátio
aguardando o pouso, tínhamos uma visão perfeita de toda a pista.A CRUZEIRO DO
SUL pousaria neste dia pela primeira vez. Havia chovido recentemente e a pista
estava molhada; acostumados em ver pousos notamos que a aeronave vinha um pouco
mais alto em sua rampa de descida normal.
O pouso pareceu como se diz na gíria
de aviação uma chegada e com flutuações com o primeiro toque quase na marca dos
1000 metros, apesar
disto, vimos ele aplicando os reversores normalmente e parou á uns 150 metros da cabeceira
29. Virou-se e taxiou para o pátio.
Quando ele entrou no pátio observei
que algo anormal havia ocorrido com as rodas do trem de pouso principal #3 e#4.
Ao parar, constatei freios super
aquecidos e as rodas chanfradas (desgaste anormal devido travamento por falha
de Anti-Skid).
Os passageiros desceram e subi até
cabine de comando comunicar ao comte,que iríamos substituir as duas rodas.
Entrei na cabine e cumprimentei
todos e disse:
- A operação em Aracaju é critica!, não
é, Comandante?
Ele virou-se para mim ,me encarou
sério, com cara de poucos amigos e disse:
- Veja lá fora se está escrito
VARIG; está escrito CRUZEIRO DO SUL!
Então eu respondi:- Desça comigo e
verifique seu trem de pouso esquerdo.
Senti que ele se assustou,descemos
então ele ao ver as rodas pediu mil desculpas e até nos auxiliou na troca das
rodas.
Pois é, estas coisas acontecem.
Por Paulo Jaciuk
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.